logomarca

Lar Santa Maria da Paz - Tijucas SC

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

Desde a gestão do prefeito Binho Barreto (1989 – 1992) a cidade aprendeu a conviver com o CAES – Centro Assistencial Espírito Santo, implantado no antigo Colégio Espírito Santo. A velha edificação, que pertencia a um médico paulista, foi readquirida a partir de uma campanha idealizada pela irmã Terezina Rodrigues, uma sonhadora, que levantou a bandeira em favor dos velhinhos e das crianças carentes. Na gestão do prefeito Nilton de Brito o CAES funcionou inicialmente como sede da Secretaria Municipal de Ação Social, cuja titular era dona Ilva Porto Faria, e também o Departamento de Cultura e a escolinha de arte. Concomitantemente foi plantada a semente da creche professora Zulmira Garrido Portella, estabelecida nas imediações do Banco HSBC, onde mais de 100 crianças recebem atendimento gratuito. Depois veio o Lar Santa Maria da Paz, o nosso conhecido “asilo dos velhinhos”.

Em 1995, a ideia inicial era manter a Secretaria de Ação Social e o Lar Santa Maria da Paz juntos, mas com a chegada das freiras da congregação das “Irmãzinhas dos Anciões Desamparados”, formada por religiosas vindas da Espanha, onde ficou decidida que o edifício seria destinado exclusivamente a internação de idosos. Imediatamente o prefeito Nilton de Brito tirou os órgãos municipais do prédio, permitindo assim o início das atividades do Lar Santa Maria da Paz, onde é administrados 21 anos essa congregação.


Em setembro de 2013 a Superiora da Congregação das Irmãzinhas dos Anciões Desamparados enviou uma carta às autoridades municipais, informando que as irmãzinhas deveriam se retirar do asilo, por uma série de motivos. Mesmo assim, o prefeito Valério Tomazi interviu junto ao pároco e sua diocese, onde recorreu para diversas áreas políticas e juntamente com o clero, conseguiram não efetuar o fechamento do mesmo, onde em abril de 2014, foi entregue a uma nova administração, onde Luiz Carlos Santana Filho e a Associação Casa Irmã Dulce portadora do CNPJ: 07.590.356/0001-71, assumiram oficialmente o comando do asilo.
 

O Lar Santa Maria da Paz, hoje abriga em torno de 57 idosos, sendo que sua capacidade total no lar é de 63 moradores. Além de um lar com paredes sólidas, muita limpeza, asseio pessoal, roupa lavada, lençóis, fronhas e cobertores limpinhos e um ambiente extremamente familiar, os internos do Lar Santa Maria da Paz recebem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde e janta além dos seus remédios e banhos nos horários devidos. Para ter direito a isso tudo, a esse conforto que dificilmente teriam em outro lugar, cada idoso paga 70% da sua aposentadoria, conforme prevê o Estatuto do Idoso. O restante é entregue aos familiares, que dão a ele a destinação que julgarem convenientes.


“O momento é de união de esforços, pois não podemos permitir que o asilo feche, ouve a demissão de 15 funcionários, sendo que o Lar está passando por uma nova etapa de organização sendo que precisa de voluntários para as mais determinadas áreas do local, onde sobrevive de doações e algumas fontes de lucros. Sabemos que a comunidade colabora, diariamente tem gente fazendo algo de bom para os nossos velhinhos, porém agora é a hora de fazermos um pouquinho mais, de mostrarmos aos nossos idosos que estamos com eles e que não deixaremos a peteca cair” conforme disse o prefeito Valério Tomazi. 


Segundo as normas do plano de incêndio de segurança dos bombeiros, todo estabelecimento deve conter um hidrante conforme o regimento da lei, onde o Lar Maria da Paz tem que se adequar a esse regimento até fevereiro de 2015, caso contrário terá que fechar as portas do asilo, o valor deste hidrante é de 70 mil, onde estão em busca de todos os meios de arrecadar esse valor, além das despesas dos custos mensais da casa que não é um valor muito baixo. Luiz Carlos segundo nossa entrevista informa que Deus jamais deixa seus filhos desamparados e que o Lar Maria da Paz é um grande projeto de Deus cultivado em sua história, onde possui uma conta bancária no Banco do Brasil Ag: 2723-5 Conta: 33-7 para as pessoas possam contribuir com essa obra social através de depósito ou transferência bancária para a compra do hidrante.

Além de auxiliar financeiramente, existem muitas formas de ajudar o Lar Maria da Paz com simples gestos como, acolher, abraçar, ouvir suas histórias, auxilio da limpeza do local, corte de cabelo, lavar roupas, cultivo da horta, servir a alimentação, corte de grama, entretenimentos com os idosos (ginásticas elaborais, jogos, festinhas, entre outros), aulas de música ou cantar para eles, evangelização, passeios onde várias atividades podem ser efetuadas com nossos velhinhos, por isso precisou de voluntários principalmente nos finais de semana, toda ajuda é bem vinda, venha você também fazer parte desta grande obra de Deus que é o Lar Maria da Paz.


Maiores Informações:
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 55 – Centro – Tijucas – SC - CEP: 88.200-000
Telefone: (48) 32631176
Facebook (Página): Lar Santa Maria da Paz
Blog: http://www.larsantamariadapaz.com.br
Email: larsantamariadapaz@gmail.com


Ajude-nos, seja um Sócio Contribuinte!!!
* Carne: Doação Espontânea (Obs: Vai alguém na sua casa para arrecadação)
* Boleto bancário: Valores Específicos (Obs: Enviado boleto via correio ou email)
* Depósito em conta bancária: Banco do Brasil Ag: 2723-5 - Conta: 33-7
 

Programações Semanais: 
* Missas:  Segunda à Sábado: 07:30h - Domingos: 15:00h
* Terços: Todos os dias: 14:30
* Bazar Beneficente!!!
Obs: Todas segundas, quartas e sextas das 13:30 às 17:00, no local.

Doações: 
* Necessidade dos Moradores:  Fraudas G e GG – Esparadrapos (micropore) – Gases Óleo Dersani – Hidratante Corporal – Oléo de Girasol Corporal - Sabonete Líquido – Shampoo - Condicionador – Luvas Descartáveis – Desodorantes
* Alimentação: Leite em Pó -  Bolacha Salgada e Doce – Café – Trigo Integral -  Alimentos não perecíveis


Projetos 2016:
* Compra do Hidrante (norma plano de incêndio de Bombeiro - Obrigatório por lei)
* Reforma do Telhado (em planejamento)
* Pintura Interna e Externa
* Oficina Terapêutica
* Reforma de Quartos
* Sala de Jogos
* Cozinha Industrial (em construção)
* Projeto Missionário (Missão no Asilo – Alojamento no local)
* Aulas de Música
Obs: Sendo que para todos esses projetos precisamos de voluntariados.

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.
RCC - FORANIA DE SÃO JOSÉ, SC © Copyright - Todos os direitos reservados - Produzido por INVIVA - Soluções Web®
 

Peça sua música

x

Faça aqui o seu pedido musical para o locutor atual: