logomarca

Dom Celli: Igreja evoluiu para visão mais positiva da mídia

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

Lisboa (RV) - O arcebispo italiano Dom Claudio Maria Celli, responsável pelo então Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, defende que a Igreja Católica evoluiu para um visão mais positiva do mundo dos meios de comunicação, com a orientação dos últimos Papas.

 

“Percebe-se facilmente um movimento por meio das mensagens dos Papas que se sucederam: de uma visão instrumental, a perspectiva foi-se progressivamente deslocando para o desafio antropológico e teológico propriamente dito”, escreve Dom Celli na introdução do livro ‘Dia Mundial das Comunicações Sociais. 50 mensagens, de Paulo VI a Francisco’.

 

A publicação do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), com a chancela da Editora Paulus, será apresentada nesta quinta-feira (05/05), em Lisboa, no contexto da celebração do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no próximo dia 8.

 

Concílio

 

Dom Celli recorda que esta jornada anual foi instituída pelo Concílio Vaticano II com o Decreto conciliar Inter Mirifica, em 1963. Celebrado pela primeira vez em 1967, no pontificado de Paulo VI, o Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como pano de fundo as respectivas mensagens dos Papas, 50 até hoje.

 

Para o arcebispo italiano, este meio século mostrou um processo de “assimilação progressiva da cultura da comunicação na vida e na missão da Igreja”. Num contexto de transformação cultural e tecnológica, os Papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco ajudaram a promover uma “mudança de paradigma” que passa por uma “maior proximidade” entre Igreja e meios de comunicação.

 

Dom Celli comenta ainda a última mensagem sobre o tema ‘Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo’, em sintonia com o ano jubilar da misericórdia. “O Papa Francisco nos convida a fazer de nossa comunicação uma expressão da compaixão, da ternura e do perdão de Deus para todos”, conclui.

 

(MJ/Agência Ecclesia)

Fonte: Rádio Vaticano

RCC - FORANIA DE SÃO JOSÉ, SC © Copyright - Todos os direitos reservados - Produzido por INVIVA - Soluções Web®
 

Peça sua música

x

Faça aqui o seu pedido musical para o locutor atual: